A pinga azul se tornou famosa em festas universitárias e bares por todo o Brasil e é raro que alguém acostumado a frequentar casas noturnas não tenha se esbarrado com ela sendo vendida ou em open bares por ai.
Embora leve o nome de “pinga” ela não lembra em nada as cachaças mais populares. A pinga azul possui uma coloração céu viva e intensa, altamente chamativa e que se destaca aos olhos dos consumidores.
O sabor é doce e agradável, ideal para quem não gosta muito de bebidas alcoólicas mais tradicionais.
Aqueles que preferem bebidas mais amargas e fortes podem não se sentir tão à vontade, já que o gosto lembra muito os sorvetes “pinta língua” ou “céu Azul” que usualmente eram consumidos na infância.
História da Pinga Azul
A história da pinga azul começa com a origem da cachaça. Existem muitas teorias conflitantes e nebulosas sobre a origem da bebida. De certa forma, pode-se considerar que os portugueses o iniciaram nas ilhas da Madeira quando começaram a destilar suco de cana.
Uma das versões contadas é que o destilado foi criado na província de Pernambuco quando um escravo, que viajava na fazenda, deixou a cagaça – espuma criada no topo de um barril aberto de suco de cana.
O líquido fermentou naturalmente e, devido às flutuações naturais da temperatura, evaporou-se e condensou-se, formando pequenas gotas de cachaça (“pingos”) no telhado da fazenda. O termo levemente pejorativa “pinga” foi criado na imaginação popular a partir desta história.
Outra versão conta que a primeira cachaça foi destilada em 1532 em São Vicente, onde foram fundadas as primeiras plantações de cana no Brasil. Nesta versão foram os portugueses, depois de aprenderem as técnicas de destilação com os árabes, que produziram os primeiros litros da bebida.
O fato é que a cachaça acompanha a história do Brasil desde o seu início, passando pela iniciação do açúcar no país, depois pelo crescimento nas fronteiras territoriais e, finalmente, chegando à urbanização.
Originalmente, a cachaça era destinada a escravos, mas gradualmente caiu no gosto popular, transformando-se em um componente importante para a economia nacional e, proliferando mundo a fora.
Hoje a cachaça é um produto típico nacional e ganhou diferentes versões, incluindo a pinga azul e sendo incorporada a inúmeros drinques.
O que é pinga azul?
A pinga azul é uma mistura de cachaça, leite, aroma artificial e corante. Em algumas versões ela pode levar Vodca no lugar da cachaça. Pode ser comprada em supermercado e lojas especializadas ou pode ainda ser produzida em casa.
A versão caseira costuma incluir pó de sorvete, leite condensado, leite, açúcar, e claro, a cachaça.
Quem não costuma beber muito deve ter cautela. Embora a graduação alcóolica seja baixa (cerca de 14%) é uma bebida leve e fácil de consumir e o sabor doce pode enganar os desavisados.
A pinga azul costuma colorir os lábios e a língua o que também a tornou um atrativo e diferencial para os jovens nas festas. Entretanto, é preciso alertar que algumas pessoas podem sofrer reações adversas ao corante, o que inclui diarreia e dores de estômago, mas é raro.
Receitas de bebidas e drinks feitos com Pinga Azul
A pinga azul apenas acompanhada de gelo já é bastante saborosa, no entanto, quem deseja opções mais sofisticadas vai gostar de saber que existem drinks saborosos que podem ser feitos com o produto e que são a cara do verão. Pode-se destacar:
- Bebida Céu Azul – Verão
É uma bebida fácil de preparar e sofisticada o suficiente para chamar a atenção. É necessário apenas a Pinga Azul, um pouco de cachaça comum, um pouco de suco de abacaxi e gelo a gosto. Basta bater tudo no liquidificador e servir em uma taça bonita decorada com pedaços da fruta.
- Lagoa Azul
A receita original não inclui a Pinga Azul, mas é possível adaptar e torna-la ainda mais gostosa. É preciso somente uma dose de vodca, limonada, refrigerante tipo soda e uma cereja. Basta misturar os líquidos com auxílio de um recipiente (exceto a soda), que deve ser acrescentada posteriormente, e apreciar.
- Cool Blue
Para o preparo do Cool Blue é necessária uma dose de Pinga Azul, uma de tequila e gelo a gosto. O resultado é impressionante e por isso é preciso cuidado para não exagerar!
Preço pinga azul e onde comprar
A pinga azul se tornou popular nas baladas e entre o público jovem principalmente porque além de ser muito saborosa, também é acessível. A garrafa de 750 ml normalmente pode ser encontrada por valores que variam entre R$ 25 e R$ 35, dependendo do local.
Existem diversas marcas disponíveis e é claro que a qualidade e o sabor podem variar bastante.
O produto pode ser adquirido em supermercados maiores ou em lojas especializadas, como adegas e distribuidoras.
Pode também ser comprado através da internet, no entanto, o frete muitas vezes acaba tornando pouco vantajosa essa opção e viável apenas em cidades menores onde o acesso é realmente muito limitado.
Recomendações ao consumir
A recomendação é geral quando se trata do consumo de bebidas alcoólicas: moderação. É uma bebida doce, que parece ser leve, mas ainda assim induz os efeitos do álcool no organismo e não deve ser consumida sem cautela.
A ressaca no outro dia também pode acontecer, afinal, é normal quando há o consumo de álcool em excesso. A desidratação é um dos sintomas mais comuns de ressaca. O álcool é um diurético – em outras palavras, faz o consumidor urinar com mais frequência.
O consumo excessivo de álcool também pode causar sudorese, vômito e diarreia, que também fazem com que o corpo perca líquidos. Como resultado, a desidratação leva a sintomas como sede, fraqueza, boca seca e tontura.
Algumas dicas podem até ajudar a combater alguns dos sintomas da ressaca – mas de nenhuma maneira todos eles.
Por isso, ao consumir a pinga azul é importante que haja responsabilidade. Apesar de ser um produto colorido, docinho e aparentemente divertido, ele é destinado apenas para maiores de 18 anos.