CachaçaGuia Completo da Cachaça Matuta

https://www.cachacadesabor.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Guia-Completo-da-Cachaca-Matuta_00003.jpg

Olá você que é um apreciador (a) profissional de bebidas e alimentos ou simplesmente alguém curioso que quer conhecer mais a respeito de bebidas e de cachaças, este artigo foi feito especialmente para você! Vamos falar aqui tudo o que você precisa saber sobre a cachaça matuta!

A cachaça é o espírito do brasileiro! Permita-nos esclarecer que, quando nos referimos a espírito, aqui neste artigo e no próprio universo das bebidas, estamos falando em uma bebida alcóolica, e geralmente, tradicional!

Produzida a partir da cana-de-açucar a cachaça remonta à história do brasil e, de fato, começou a ser produzida na época ainda escravocrata e hoje se consolidou como um dos tipos de bebidas mais famosas ao redor do planeta, inclusive como a base principal do nosso tradicional drink também brasileiro: a caipirinha.

Cachaça é um termo que se referia à porca, porque a espuma obtida na destilação do álcool, na segunda etapa do processo, era considerada sujeira e era dada aos porcos e a bebida restante, a aguardente, era consumida pelos escravos.

Conheça mais sobre a história da cachaça e tudo a respeito da cachaça matuta:Cachaça Matuta

  O que é a cachaça matuta?

Quando falamos em cachaça estamos falando em uma das bebidas mais tradicionais, históricas e conhecidas no Brasil, e hoje, mundo a fora.

A cachaça é uma bebida brasileira produzida a partir da cana-de açucar e que movimenta milhões na economia nacional. É também um importante item de exportação e também atrativo turístico.

Impossível visitar o Brasil sem apreciar uma cachaça, não é mesmo? Além disso, essa bebida conta a história do Brasil e faz parte da vida social de gerações de famílias e amigos! Presente em vendas, bares e alambiques que hoje são também pontos de visitação e pesquisa.

A produção da cachaça no Brasil se mantém de forma artesanal e é rigorosamente cuidada pelo Ministério da Agricultura. Diversas cachaças já se tornaram patrimônio Brasileiro e motivo de orgulho internacional.

Existem desde as cachaças mais simples e baratas, àquelas mais refinadas e diferenciadas. Todas agregando e agradando aos mais diversos gostos e paladares.

Nosso convite hoje é que você conheça mais a respeito de uma cachaça específica: a cachaça matuta!

Essa é uma marca de cachaça que conta uma deliciosa história que se mistura com a história dos engenhos e do modo de vida do interior do Brasil.

Originária da Paraíba a mais de 150 anos, estamos falando de uma cachaça que reúne em sua produção muita história e tradição e também, um forte investimento em tecnologia. Isso foi o que fez da Cachaça Matuta hoje, uma das melhores e mais promissoras cachaças do país.

A respeito do nome, o termo Matuto era o nome dado na região da Paraíba aos tropeiros que vendiam as garrafas de cachaças que compravam nos engenhos. O tropeiro é uma figura muito marcante e importante na história do Brasil.

Esses mercadores ambulantes que andavam pelo Brasil sobre suas mulas, foram os principais responsáveis por disseminar a cultura da cachaça para as mais diversas regiões do Brasil inclusive, transportando cachaças de um estado para outro.

Até o final do século XX era possível encontrar matutos pelas estradas dos sertões brasileiros, hoje, eles são uma referência histórica e foram homenageados por essa importante marca.

A história da cachaça matuta então, começa em 1865, no engenho Vaca Brava que até o começo do século foi comandado pelo senhor Aurélio Leal Freire, até ser passado para as mãos da sua geração posterior.

Cinco gerações da família mais tarde, quem está à frente deste alambique que fica situado na região rural da cidade de Areia (Paraíba) que é uma das maiores empresas do Brasil no ramo da cachaça hoje é Aurélio Junior.

É muito interessante ver um negócio em família prosperar por tanto tempo sem jamais abrir mão de sua tradição e raiz. Até mesmo o nome da fazenda/ engenho permanece como Vaca Brava.

O que você precisa saber sobre a Cachaça matuta é sobre o pioneirismo dessa marca. Essa empresa decidiu investir em mais inovação, tecnologia e facilidade no mercado de cachaça.

Visto que não existiam cachaças de qualidade comercializadas de forma simples e também moderna.

Então, a Cachaçaria matuta lançou no mercado em 2013, a Matuta cristal, uma cachaça de ótima qualidade armazenada ao invés da tradicional garrafa de litro, em uma versão de latinha de 270 ml.

Foi um sucesso total e, as cachaças em latinha são ainda hoje o carro chefe de vendas deste importante alambique. Foi logo em seguida que, também em latinha, foi lançada a cachaça matuta umburana e também a cachaça Mata limpa.

Os pontos mais fortes que essa empresa investe hoje na produção de cachaça são:

  • Claro, o sucesso das cachaças em latinha
  • Inovação
  • Tecnologia
  • Sustentabilidade (o alambique opera com energia solar )
  • Destaque entre a concorrência
  • Produtividade e melhorias constantes

A cachaça matuta começou como um engenho e foi se desenvolvendo com o próprio desenvolvimento do país.

Nas mãos de Aurélio Júnior, tornou-se uma empresa registrada no Ministério da Agricultura e Agropecuária, passou a investir em infraestrutura e tecnologias tanto para a extração da cana quanto para procedimentos de produção e logística.

Tendo hoje, mecanismos internos próprios até para a limpeza das panelas que garantem um armazenamento mais cuidadoso e mais pureza no produto e no sabor.

Conheça mais sobre algumas das principais cachaças produzidas sob o rótulo da Cachaça Matuta e confira informações e dicas exclusivas a respeito:

  Cachaça matuta umburana

Lançada em 2013 após o sucesso da Matuta Cristal, a cachaça umburana é ainda hoje um sucesso no mercado. Ela é comercializada em latinhas de 270 ml e também em garrafas de vidro de 300 ml agrada aos mais diversos paladares.

Sobre as características desta cachaça é considerada uma das melhores do país. O aspecto do espírito é amarelo palha, do tipo brilhante. Seu gosto é leve, macio e fino. A respeito do aroma, este é considerado refinado e persistente.

A cachaça matuta umburana harmoniza bem com pratos leves, principalmente de cozinha praiana, ou com ingredientes do tipo frutos do mar.

Estamos falando de uma cachaça de extrema qualidade e refinamento, de gosto intenso e de personalidade!

  Cachaça matuta bálsamo

Para quem curte especiarias e adora conferir notas de herbáceos em destilados, essa é uma cachaça que vai agradar e muito!

A cachaça matuta bálsamo será encontrada em garrafa de vidro, de aparência nobre e estética muito bem cuidada. Já referente à bebida, o visual é intenso de cor dourada e pode-se notar nuances de tons esverdeados.

Você poderá notar no paladar e aroma desta cachaça notas de anis estrelado, cravo e erva-doce. Ela também oferece certa ardência e sensação picante. É uma bebida adstringente, e para aqueles que possuem um paladar mais apurado, é possível notar ainda mais especiarias e sabor frutado nessa cachaça.

 

  Cachaça matuta mel e limão

Se você é fã da combinação cachaça, mel e limão, então você precisa provar a Cachaça Matuta Abelha Rainha mel e limão. Estamos falando de uma das melhores cachaças do Brasil e que lançou essa modalidade para agradar aos mais diversos e mais exigentes paladares.

Cachaça com mel e limão é um aperitivo bastante conhecido e tradicional. Há quem faça a combinação manualmente, porém, algumas marcas fizeram o favor de lançar os blends mais equilibrados no mercado.

É o caso da cachaça matuta mel e limão!

A dica para quem aprecia essa combinação é apreciar ela bem gelada nos dias mais quentes, e naqueles dias frios, nada melhor do que uma cachaça para esquentar, não é mesmo?

Vale super a pena provar essa deliciosa cachaça!

  Onde comprar a cachaça matuta?

Agora se você quer saber onde você pode adquirir a cachaça matuta, esta questão é bem fácil de responder! Como estamos falando de uma das melhores cachaças do Brasil, ela é vendida em vários supermercados e vendas.Cachaça Matuta

Também é possível comprar diretamente do alambique, inclusive através da loja do site. Basta que você seja maior de 18 anos para acessar, e também para comprar em qualquer revendedora.

Com a internet, os aplicativos de entrega e o próprio advento da pandemia, também ficou muito mais fácil encontrar as mais diversas e refinadas bebidas através de aplicativos específicos e também de lojas especializadas.

A nossa dica é que busque por fornecedores conhecidos, registrados e que você possa identificar facilmente no ranking do google e também verificar avaliações.

Assim você se certifica de estar consumindo uma bebida de qualidade sem passar por qualquer tipo de problema, frustração ou esses tristes golpes que acontecem na internet.

  Qual o preço da cachaça matuta?

Em relação ao preço da cachaça matuta, isso vai depender da cachaça e também da forma que você vai utilizar para comprar. Revendedores geralmente aplicam algumas taxas e pode ser que comprando diretamente da cachaçaria você encontre os melhores preços e custo-benefício.

Que tal conferir agora mesmo o site oficial da loja da Cachaça Matuta e encontrar as mais diversas opções de uma das melhores cachaças de todo o Brasil? Acesse já!

×