CachaçaComo fazer licor?

https://www.cachacadesabor.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Como-fazer-licor_00003.jpg

Os licores já são bebidas tradicionais de diversos locais do país, mas sabe-se que essa bebida é muito antiga e possui tradições diferenciadas de acordo com a época. Veja, Como fazer licor?

Quem deseja fazer licor artesanal de boa qualidade precisa estar atento às dicas e não perder de vista as melhores receitas de licor brasileiros! Veja como fazer licores e invista nessa ideia!

A lenda do licor – Como fazer licor

Os licores são cobertos por lendas e histórias, algumas reais, que nos acompanham até os dias de hoje. Muitos acreditam que o licor seja uma bebida afrodisíaca e há também quem use os licores como forma de abrir as refeições, despertando o apetite.

Ainda existem licores que são usados como uma espécie de brinde após os jantares, já na sala de estar quando se recebem convidados especiais!

O fato é que, sejam sabores tradicionais, inovadores ou típicos de determinadas regiões, sempre é uma boa ideia oferecer licor de boa qualidade aos convidados e quem deseja produzir essa bebida também deve aproveitar as informações!

Licores artesanais

Apesar de existir produção de licor em nível industrial, o mais comum são as produções artesanais dessas bebidas, o que pode valorizar ainda mais o licor dependendo da qualidade.

Vender licores feitos de forma artesanal pode ser uma excelente ideia para quem deseja vender esses produtos feitos com frutas típicas do Brasil e com ingredientes naturais e de boa procedência.

Mas quem deseja apenas agradar aos convidados e à família também pode gostar das melhores dicas de como fazer licores!

Dicas para não errar no licor!

Quem quer aprender como fazer licor não pode perder as dicas seguintes e investir na produção de bebidas de alta qualidade e valor de mercado artesanal!

  • Escolha a bebida alcóolica de base

Existem licores feitos com base em diversas bebidas alcóolicas. No Brasil, o mais comum é que os licores artesanais sejam feitos com base de cachaça, mas também é possível fazer licor com vodka.

Os especialistas sugerem que licores de fruta sejam produzidos com base em cachaça ou vodka e que bebidas como conhaque e rum sejam usados para produzir licores cremosos como amarula ou licor de chocolate!

  • Garrafas de licores

O licor não pode ser engarrafado em garrafas claras, já que a luz pode comprometer a qualidade da bebida. O ideal são as garrafas escuras ou fumês que podem ser adquiridas em casas especializadas em bebidas! Não se esqueça de investir em uma boa embalagem!

  • Armazenamento

O local para armazenamento dos licores também precisa ser escuro. Ao contrário do que se imagina, o licor não deve ser armazenado em cozinhas ou salas da casa, mas em cômodos escuros.

Outra dica muito importante para quem produz licor é mexer nas garrafas todos os dias para que a bebida se mantenha misturada.

  • Invista em produtos licorosos

Uma ótima ideia para quem já produz ou está começando a produzir licores é também investir em produtos licorosos, como tortas recheadas com licor e bombons.

Esses produtos são muito valorizados e são raramente encontrados no mercado artesanal, por isso podem ser uma ótima ideia de investimento. Outros produtos possíveis são os bolos com recheios de licor, pães de mel ou pudins.Como fazer licor

  • Rolha de alta qualidade

Assim como ocorre com os vinhos, a escolha da rolha não é somente um adendo. A rolha compõem a qualidade do licor e quanto melhor, mais protegido ficará o conteúdo de sua garrafa e mais preservadas as qualidades de sua bebida, por isso, não economize quando o assunto são as rolhas! Esse é um ponto importante para quem deseja saber como fazer licor!

  • Tempo de armazenamento

O licor não fica tão bom quando é consumido logo nos primeiros dias após a produção. Por isso, o ideal é colocar seu produto à venda ou à disposição para o consumo somente em três ou quatro meses após ter sido fabricado.

Experimente a bebida durante os meses seguintes e vá testando quanto tempo leva cada licor para estar no ponto correto para o consumo! Até lá, armazene seu licor da forma correta!

  • Higienização das garrafas

As garrafas que recebem os licores, mesmo que sejam novas, precisam ser esterilizadas. Esse procedimento é o que impede que bactérias se proliferam em sua bebida e provoquem danos ao licor.

Não corra o risco de perder a bebida estragada por falta de higienização adequada.

O processo de esterilização pode ser feito através do aquecimento em forno comum ou com água quente e choque térmico em seguida.Como fazer licor

Como fazer licor artesanal?

Como você acompanhou, fabricar licor não é bicho de sete cabeças e o processo pode ser ainda mais simples se você criar suas próprias receitas a partir de ingredientes típicos de sua região e comuns em determinadas épocas do ano!

Mas para ajudar nesse processo, veja como fazer licores com uma receita deliciosa dessa bebida que fará qualquer pessoa se render aos encantos dos licores brasileiros artesanais!

Licor de laranja brasileiro

Ingredientes:

  • Um litro da cachaça de sua preferência
  • Quatro laranjas peras bem maduras
  • Meio litro de água filtrada
  • Um quilo de açúcar refinado

Modo de fazer:

Corte às quatro laranjas em quatro partes sem desprender e coloque no vidro com a cachaça. Deixe descansar em infusão por vinte dias ou um pouco mais.

Após esse tempo, faça uma calda com o açúcar e a água até que fique caramelo claro e despeje por cima do conteúdo do vidro, deixando por mais dez dias.

Após esse tempo, engarrafe cuidadosamente o licor e armazene por três ou quatro meses em local escuro, mexendo a garrafa todos os dias.

Agora que você já sabe como fazer licor, não perca as informações e invista em receitas com produtos de alta qualidade e empreenda no mercado artesanal. Você ainda pode oferecer seus licores para empresas que trabalham com brindes em garrafinhas individuais charmosas com rótulos em papel rústico!

Não perca a chance de investir em bebidas de alta qualidade e desenvolva as melhores receitas de acordo com sua região e com as frutas disponíveis em cada época do ano! Não esqueça de divulgar seus produtos nas Redes Sociais!

×