CachaçaAprenda como Curar Ressaca!

https://www.cachacadesabor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/como-curar-ressaca.jpg

Podemos falar que é sempre melhor prevenir do que remediar, antes de aprender como curar ressaca, é muito importante entender como que leva ao processo de ressaca.

Esse artigo foi escrito para você que gosta de tomar uns drinks nos finais de semana e acaba ficando mal e com ressaca no dia seguinte.O consumo de álcool é comum desde antigamente, e da mesma forma que antes, o uso está relacionado à socialização, ao convívio social ou apoio emocional.

Muitas pessoas, em busca da relação entre lazer e socialização, tendem a aumentar o consumo de bebidas alcoólicas tanto em quantidade como em frequência de uso.

As ressacas causadas devido ao alto consumo são horríveis, e os riscos para a saúde são altos.

Dicas de como evitar ressaca

É de fundamental importância, antes de falar sobre ressaca, ressaltar a importância do “saber beber”. As primeiras e melhores dicas de como curar ressaca são:

  • Consumo consciente

Procure consumir em menor quantidade, um ponto importante também é sobre não virar doses, apreciar a bebida também pode ajudar a curar ressaca, acredite! Estudos apontam que existe uma relação entre a quantidade e a velocidade de ingestão de álcool, por exemplo, se você virar 10 doses de cachaça em menos de uma hora, além da ressaca terrível corre um sério risco de ir para o hospital e entrar em coma alcoólico.

  • Alimentar bem

Procurar se alimentar principalmente antes do consumo de bebidas alcoólicas. Beber com o estômago vazio faz potencializar o efeito do álcool, pois aumenta o poder de absorção pelo organismo. Você também pode comer uns petiscos enquanto aprecia uma Rainha da Cana, isso pode contribuir para evitar a ressaca.

  • Ingestão de água

É um dos pontos fundamentais, pois o álcool causa desidratação no corpo. Dessa forma é importante ingerir água antes, durante e após o consumo de bebidas, procurando sempre se manter hidratado.É indicado que pelo menos a cada hora se tome um copo de água, além de ajudar a diminuir o consumo de álcool, dilui a bebida e ajuda a evitar a ressaca.

Como o álcool age no organismo?

O álcool começa a ser absorvido pelo organismo através da boca, depois que ele cai no estômago o organismo já deve ter absorvido cerca de 25% do álcool, a absorção é completa depois que ele passa pelo intestino delgado e cai na corrente sanguínea, esse processo varia de 15 a 60 minutos.

O álcool age diretamente no Sistema Nervoso Central, afetando o sistema límbico.

Quando ele chega ao cérebro estimula a fabricação de serotonina, neurotransmissor que regula a ansiedade, o humor e o prazer. Se a pessoa continuar bebendo o álcool inibe a produção de glutamato, podendo levar a perda de coordenação e a diminuição do senso crítico da pessoa.

O etanol, substância presente no álcool, também atua em um hormônio responsável por regular a perda de água no organismo, por isso leva o indivíduo a desidratação.

Dependendo do grau da desidratação, pode levar o individuo a óbito.

Outro fator que também pode levar a óbito é quando ocorre a respiração do vômito, comum quando a pessoa entra em coma alcoólico.

Ressaca é o resultado da ingestão exagerada de álcool e pode ser caracterizada por um conjunto de reações de mal estar que acontece no corpo

Quais os sintomas da ressaca?

Os sintomas mais comuns são:

  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Desidratação (levando ao aumento da sede);
  • Dores musculares (ocorrem devido a perda de eletrólitos);
  • Diminuição da concentração;
  • Tontura;
  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Desconforto gastrointestinal; ,
  • Vômitos
  • Hipoglicemia.

Além de tudo isso o álcool pode levar a perda de memória e muitas vezes não lembrar o que aconteceu na noite anterior.

Com a diminuição do senso crítico a pessoa pode fazer coisas que não faria sem a ingestão do álcool fazendo com que a pessoa tenha uma “ressaca moral”.

Como curar ressaca rápido?

Não existe uma fórmula milagrosa de como curar a ressaca e cada organismo reage de forma diferente, mas em geral as soluções para atuar nos sintomas da ressaca são:

  • Procurar manter o corpo hidratado

Como a maioria dos sintomas ocorre devido à desidratação, causada pela ingestão de álcool e pelos sintomas de vômito e o suor, a primeira forma de como curar a ressaca é hidratar o corpo. Você pode fazer isso usando água, alguns sucos de frutas menos ácidas, água de coco.

  • Repouso

Um bom repouso ajuda a descansar o corpo e o organismo a se recompor e voltar suas atividades normais.

  • Analgésico

Quando o sintoma é dor de cabeça, a forma mais rápida de como curar a ressaca é fazer uso de algum analgésico de costume, ou seja, aquele em que seu corpo já está habituado. Normalmente analgésicos líquidos agem mais rápido no organismo.

  • Alimentar

Procurar alimentar se com refeições mais leves e de fácil digestão. Ingerir alimentos com maior teor de glicose, acredite, um chocolate pode ajudar a curar a ressaca mais rápido.

Como curar o enjoo de ressaca?

Quando há recorrência de vômito, tomar muita água pode dar mais ânsia ainda. Nesse caso, a forma de ingestão de água é importante também, já que o estômago fica irritado é difícil manter a água no organismo.

A dica aqui é tomar pequenos goles de água, de forma a manter a água no estômago.

A água gelada é mais aceita do que a natural, por algumas pessoas, para ajudar em sintomas de enjoo.

Receita para curar ressaca rápido

  • Boldo + água gelada: macerar folhas de boldo na água e tomar pequenos goles para combater o enjoo e mal estar;
  • Torrada + mel: a torrada é leve e o mel tem um açúcar natural que combate a ressaca;
  • Chá de carqueja: ferver a água, colocar carqueja, desligar o fogo e deixar abafando.

A carqueja ajuda a eliminar as toxinas do álcool no organismo.

Procure repousar no escuro, para quem é fumante é bom evitar fumar até o organismo se recuperar.

Evitar alimentos muito processados ou industrializados, ou alimentos gordurosos como frituras e carne de costela, é mais algumas dicas de como curar ressaca.

Conheça os produtos da Cachaça de Sabor, são bebidas de alta qualidade para os momentos de descontração, mas beba com moderação e se for dirigir, não beba.

 

×