CachaçaDescubra quais são as principais cachaças mineiras

https://www.cachacadesabor.com.br/wp-content/uploads/2021/07/cachacas-mineiras_00003.jpg

A cachaça já se tornou a verdadeira bebida tradicional do Brasil e em Minas Gerais é que são fabricados os melhores exemplares de cachaça, inclusive do tipo exportação. cachaças mineiras.

Se você também é fã desta bebida, descubra quais são as principais cachaças mineiras e veja tudo sobre a fabricação dessa bebida que é a cara do país!

História da Cachaça

Embora a cachaça seja produzida no Brasil há muitos anos, a história de como surgiu a bebida é controversa. Muita coisa aconteceu até que essa se tornasse a bebida mais tradicional e conhecida por ser verdadeiramente brasileira! Saiba todos os passos até chegar nas cachaças mineiras famosas!

Embora haja evidências que uma bebida feita à base de cana-de-açúcar já tenha sido produzida na região da Palestina antes de Cristo, foi só em Pernambuco que a cachaça como a conhecemos hoje surgiu e provavelmente se expandiu para o resto do Brasil e para o mundo em forma de exportação.

O nome teria surgido quando um escravo da fazenda deixou a cabaça, que é o caldo da cana rudimentar que se forma durante a fervura, cheio de espuma e de cor forte, fermentando de forma natural em uma garrafa.

Dessa forma, a fermentação foi acontecendo de forma natural. A cachaça ia se formando a partir do calor, da evaporação e condensação que eram possíveis no espaço, até que, quando o líquido evaporar, a bebida que caia em gotas do teto do engenho pingava.

Essa versão também diz que esse processo de pingar do teto do engenho é que deu nome à pinga, que é a outra forma como conhecemos a cachaça até os dias de hoje no Brasil. Assim, quem trabalhava no engenho passou a conhecer uma forma de consumir uma bebida alcoólica feita de cana que foi se aprimorando durante o tempo.

O que sabemos é que se fabrica cachaça no país praticamente desde que os portugueses chegaram ao nosso país, já que a cana foi plantada no Brasil já em 1502 e os primeiros engenhos surgem entre 1515 e 1520.

Fabricação da cachaça

As cachaças passam a ser fabricadas com maior primor alguns anos depois e em três locais de Pernambuco essa produção vai se tornando mais intensa e se espalhando para o resto do país junto com as plantações de cana-de-açúcar, os engenhos e os portugueses com seus escravos.

Alguns pesquisadores acreditam, inclusive, que a cachaça é a primeira bebida destilada a ser fabricada nas Américas, mesmo antes da tequila e de outras bebidas tradicionais de outros países que foram descobertos antes do Brasil.

A cachaça ainda é fabricada com o processo de fermentação do caldo da cana, no entanto, a produção hoje em dia não é nada rudimentar e conta com técnicas muito aprimoradas que conferem à cachaça o gostinho da bebida nacional!

Quando a cana é colocada para ser fermentada, as leveduras, que são na verdade microorganismos, conseguem transformar o açúcar em álcool, formando o vinho da cachaça. Esse vinho é aquecido nos alambiques até que a cachaça seja obtida no processo de destilação.

Por isso, apesar do processo inicial de fabricação da cachaça ser a fermentação, ela é considerada uma bebida destilada, porque é dessa forma que a bebida final é obtida! Veja como chegamos a produzir as cachaças mineiras nos dias de hoje!

Como é feita a cachaça atualmente? – cachaças mineiras

Quando o álcool evapora do produto chamado de vinho da cachaça, ele passa por uma serpentina que vai pingando em um recipiente. Essa primeira pinga que é resultado da fabricação não é boa para o consumo e deve ser descartada.

Quem produz cachaça costuma dizer que a cabeça e a cauda devem ser cortadas, exatamente porque o início e o final da destilação não são ideais para o consumo.

Os primeiros dez por cento da cachaça formam a cabeça, que é jogada fora. Além de ter um gosto desagradável, a cabeça possui substâncias tóxicas que podem fazer muito mal para quem ingere.

O coração da cachaça é o conteúdo do meio. Oitenta por cento da cachaça que pingam da serpentina no recipiente de produção é que costuma ser colocada em barris e engarrafada posteriormente. Alguns alambiques já engarrafam a cachaça diretamente da produção.

O final da cachaça que é chamado de cauda ou de água fraca é descartado porque o teor alcoólico é baixo e essa cachaça fica muito fraca para ser consumida ou vendida junto com o coração!

Principais cachaças mineiras

Embora não tenha surgido no estado, foi em Minas Gerais que a produção de cachaça ganhou corpo e se popularizou. A bebida ainda é produzida em diversos estados brasileiros, mas as cachaças mineiras ganharam fama devido aos inúmeros engenhos e fazendas de cana-de açúcar que ali foram mantidos.cachaças mineiras

Entre as bebidas mais famosas que são vendidas para todo o país e exportadas, conheça as principais cachaças mineiras e experimente o verdadeiro sabor do Brasil!

  • Havana

A Havana é a cachaça Anísio Santiago, produzida na cidade de Salinas, em Minas Gerais. Seu aroma e sabor são reconhecidos em todo o Brasil graças ao processo de envelhecimento que dura oito anos antes de ser vendida!

  • Boazinha

A Boazinha talvez seja uma das cachaças mineiras mais famosas de todas! Seu sabor é bastante adocicado e ela é muito pouco ácida. Apesar de famosa, essa cachaça não é tão cara e seu processo é envelhecido somente por dois anos.

  • Salineira

Entre as cachaças mineiras, a Salineira é conhecida por ser envelhecida em tonéis feitos de madeira bálsamo, o que lhe confere um sabor único! Seu sabor é composto por anis estrelado e ela se parece um pouco com a Havana, que também é produzida em Salinas.cachaças mineiras

  • Vale Verde – cachaças de minas gerais

A cachaça Vale Verde é outra do tipo exportação entre as cachaças mineiras! Produzida pertinho da capital, na cidade de Betim, a Vale Verde reúne aromas de frutas, baunilha e sua renda é convertida para a conservação do parque Vale Verde, o que faz com que seja também um produto muito consumido no mercado sustentável.

Não deixe de apreciar todas as famosas cachaças mineiras e confira uma das bebidas mais famosas do mundo diretamente de quem fabrica!

×