CachaçaO que é cachaça prata?

https://www.cachacadesabor.com.br/wp-content/uploads/2021/07/cachaca-prata_00003.jpg

A cachaça é uma bebida conhecida e apreciada em todo o território brasileiro, principalmente devido à toda a sua história e forma de produção, que origina outros tipos e variações como a cachaça prata.

E, por isto, é muito importante compreender qual o processo de sua produção e qual é o sabor de cada tipo, para analisar qual o tipo de cachaça para cada ocasião, capaz de agradar o paladar de cada um.

Continue lendo a seguir e entenda o que é a cachaça prata, para compreender suas diferenças e a sua forma de produção.

Entenda a diferença da cachaça prata para as demais e entenda como ela é

A cachaça é uma bebida destilada que começou a ser produzida em território brasileiro e, por isto, é considerada um patrimônio de nossa história, estando presente na rotina de muitos brasileiros.

Mas, para que a cachaça ofereça um sabor original, ela precisa passar por todo o processo de fabricação original, permitindo que sua composição aconteça de forma tradicional.

Porém, neste processo de produção, é possível encontrar algumas diferenças e tipos distintos de cachaças, como a ouro e a prata e, um bom apreciador deste tipo de bebida deve reconhecer bem as suas diferenças.

Isto porque, normalmente o primeiro fator que identificamos na garrafa de cachaça é se ela é prata ou ouro, trazendo modificações em seu sabor e na forma com que ela pode ser apreciada.

Mas, para entender melhor, confira o que é a cachaça prata e as principais diferenças entre ela e a cachaça ouro:

  • Cachaça prata

A cachaça prata possui uma coloração translúcida, fator este influenciado por sua forma de repouso, que acontece em tonéis feitos de aço inox.

E, portanto, está cachaça não passa pelo processo de envelhecimento em madeira, não sofrendo algum tipo de alteração em sua coloração.

Dessa forma, esta cachaça mantém o sabor original da cana de açúcar, sem sofrer qualquer tipo de modificação em seu aroma e coloração.

  • Cachaça ouro

O processo de produção deste tipo de cachaça não passa pelo descanso. Esta bebida vai diretamente para o envelhecimento em um barril de madeira, onde passa por uma modificação em sua cor e seu sabor.

Normalmente, este processo de envelhecimento dura em torno de 1 ano ou mais, para garantir que a cachaça seja envelhecida e tenha seu sabor aprimorado.

Além disso, é necessário que o barril de madeira tenha, no máximo, 700 litros, para que o resultado seja visto com êxito.

Depois que esta cachaça passa pelo seu processo de envelhecimento, seu aroma e sua cor se modificam, dependendo principalmente do tipo de madeira em que este processo ocorre.

A cachaça prata pode passar por seu processo de descanso em um barril de madeira?

Como vimos, a cachaça prata passa apenas pelo processo de descanso, que normalmente é realizado em tonéis de aço. Porém, apesar disto, é possível realizar este processo em barris de madeira.

Neste processo, encontramos um novo tipo de cachaça, a “Cachaça prata amadeirada”.

Ela recebe este nome devido às influências da madeira em seu processo de finalização. Mas, ainda assim, é um tipo de cachaça diferente da envelhecida, já que esta passa repousando por um longo período de um ano.

A cachaça prata amadeirada descansa por alguns dias no barril de madeira, passando por um processo de no máximo 60 dias.

Apesar deste período de descanso não ser capaz de alterar a cor desta cachaça, é possível notar uma diferença em seu aroma e no seu sabor, notando algo especial em sua composição.

Isto porque, quando em contato com a madeira, a cachaça acaba obtendo um sabor diferenciado, com um toque de maciez, sendo mais agradável ao paladar.

Normalmente, estas cachaças que se tornam mais agradáveis, são aquelas que passam um período descansando em barris de jequitibá rosa ou amendoim.

Saiba o que fazer com a cachaça prata e quais são os principais drinks

A cachaça prata é uma bebida que pode ser apreciada sozinha, como aperitivo. Porém, os grandes apreciadores desta bebida sabem que a cachaça prata é também a queridinha na hora de realizar o preparo de diferentes tipos de drinks.

Isto porque, este tipo de cachaça costuma preservar o sabor original e, por isto, é possível combinar com as diferentes frutas, mantendo o gosto equilibrado.

E, por isto, normalmente a cachaça prata acaba tendo seu uso destinado à preparos de drinks e caipirinhas, apresentando uma variação deste tipo de bebida, capaz de atrair todos.

Mas, por outro lado, a cachaça ouro, apesar de ser apreciada em sua forma mais pura, também pode compor drinks, variando sempre de acordo com quem irá experimentar.

O que importa é que ambas as cachaças podem ter um sabor inesquecível, carregando em sua bagagem toda a história brasileira e o aprimoramento de sua produção, mostrando como é possível encontrar uma variação enorme em seu resultado final.

O descanso da cachaça prata também pode ser feito, como vimos acima, em barris de madeira, permitindo que os drinks passem por uma leve alteração em seu sabor, deixando tudo ainda mais inesquecível.

Faça experiências em sua casa e experimente os diferentes tipos de drinks, com tipos de cachaças distintas, para descobrir qual é a melhor opção capaz de agradar o seu paladar.

A cachaça prata, assim como a ouro, é um tipo valorizado em todo o Brasil, consumida de diversas formas e produzida nos melhores alambiques de todo o território nacional.

Mas, para aproveitar o verdadeiro sabor deste tipo de cachaça, é preciso buscar por um alambique que atue com qualidade, sabendo o valor de uma cachaça que passa pelo processo correto de produção.

Agora que você já sabe o que é a cachaça prata, compre agora mesmo uma garrafa da melhor qualidade e aproveite o sabor indescritível desta bebida de origem brasileira, procurada por pessoas de todo o mundo.

×