CachaçaCachaça Engorda? Mito ou Verdade?

https://www.cachacadesabor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/gordo-na-praia.jpg

Você está de regime, procurando uma bebida para consumir no fim de semana e quer saber se a cachaça engorda?

Você está em um barzinho com os amigos, todos estão bebendo e você gostaria de acompanha-los, mas sente se inseguro na hora de pedir sua bebida ao garçom por não saber qual a bebida que não vai interferir na sua dieta?

Essa é uma pergunta muito comum, feita por pessoas que estão em busca de perder peso e também por pessoas que querem cuidar da saúde, pois já sabemos que o açúcar é um grande vilão, além do mal a saúde causa o vício do açúcar.

Fique tranquilo, pois pesquisamos algumas bebidas menos calóricas e alguns drinks para você fazer nos momentos de descontração.

Antes de qualquer coisa, é bom relembrar que o exagero é que faz mal, e falando em bebidas quando se trata do que é exagerado se trata também do que é perigoso para a sua saúde, nunca é de mais relembrar que o importante é beber com moderação e agir com consciência.

Estar sempre hidratado e bem alimentado é muito importante para a sua saúde e principalmente para evitar a ressaca depois de uma noite de balada.

Mas afinal, Cachaça Engorda?

A resposta para essa pergunta é que: a cachaça engorda por possuir álcool etílico em sua composição, que quando metabolizado se transforma em carboidrato gerando algumas quilocalorias extras para o organismo.

Em geral quanto maior o grau alcoólico maior a quantidade de calorias.

O segredo sempre está no equilíbrio, na quantidade e em procurar não usar nos drinks aqueles ingredientes especiais como açúcar, leite condensado, xarope, groselha, pois são altamente calóricos.

Para analisar as calorias das bebidas alcoólicas deve-se também observar os macronutrientes: proteína, gordura e carboidrato.Você pode encontrar a caloria das bebidas no rótulo em informações nutricionais, da mesma forma que fazemos para ver as calorias dos alimentos.

Separamos algumas bebidas e a quantidade de calorias a cada 100 ml:

  • Absinto

É uma bebida destilada aromatizada, possui 0 mg de Sódio, 1 mg de Potássio, 0 g de gordura, 0g de proteínas e 348 kcal.

  • Cachaça

É a aguardente de cana, é fermentada e destilada, a bebida é tradicional do Brasil, muito conhecida por ser base para a caipirinha. Possui 0 mg de Sódio, 2 mg de Potássio, 0 g de gordura, 0g de proteínas e 217 kcal.

  • Cerveja

É uma bebida fermentada que possui 1 mg de Sódio, 2 mg de Potássio, 0 g de gordura, 1,66 g de proteínas, 12,78 g de carboidratos e 44 kcal.

  • Vinho de Mesa

É uma bebida fermentada que possui 7 mg de Sódio, 147 mg de Potássio 0 mg de gordura, 0,1 g de proteínas, 4,03 g de carboidratos e 85 kcal.

  • Vodka

É uma bebida destilada que possui0 mg de Sódio, 1 mg de Potássio, 0 g de gordura, 0 g de proteínas, 0 g de carboidratos e 93 kcal.

  • Rum

Possui 0 mg de Sódio, 1 mg de Potássio, 0 g de gordura, 0 g de proteínas, 0 g de carboidratos e 84 kcal.

  • Gin

Possui 2 mg de Sódio, 0 mg de Potássio, 0 g de gordura, 1,66 g de proteínas, 12,78 g de carboidratos e 263 kcal.

  • Whisky

0 mg de Sódio, 1 mg de Potássio, 0 g de gordura, 0 g de proteínas, 0,1 g de carboidratos e 231 kcal.

  • Campari

0 mg de Sódio, 2 mg de Potássio, 0 g de gordura, 0 g de proteínas, 0,1 g de carboidratos e 250 kcal.

  • Saquê

Possui 2 mg de Sódio, 25 mg de Potássio, 0 g de gordura, 0,49 g de proteínas, 4,92 g de carboidratos e 132 kcal.

Como escolher a Bebida Certa?

Como podemos perceber, a cerveja parece ser a bebida menos calórica da nossa lista, mas não devemos nos enganar, como dito acima os valores de calorias são em base de uma dose de 100 ml.

Uma lata de cerveja tem cerca de 350 ml, o certo seria então 154 kcal em 350 ml de cerveja.Além disso, é necessário considerar que não tomamos apenas uma latinha de cerveja, mas várias latas, por esse lado torna-se uma bebida altamente calórica, devido a grande quantidade ingerida.

Agora que você viu um pouco da tabela nutricional de algumas bebidas não precisa ficar preocupando em saber se cachaça engorda.

Receitas de Bebidas menos Calóricas

Observando as bebidas listadas acima, podemos perceber que as que são menos calóricas são: 1° lugar é o Rum, 2° lugar é o Vinho e 3° lugar a Vodka.

Lembrando que a cerveja está sendo considerada com uma lata de 350 ml.Agora que sabemos quais as bebidas menos calóricas podemos procurar alguns ingredientes com baixas calorias para compor um drink.

Como o açúcar é altamente calórico, é proibido o seu uso nos drinks, e para ficar mais saboroso você pode optar por ingredientes que são mais adocicados e pouco calóricos, por exemplo, o anis e a canela, eles adoçam naturalmente a bebida, outra alternativa, mas menos indicada é o uso de adoçante.

Drink de Pepino

O pepino tem um grande poder diurético e desintoxicante, além disso, proporciona um frescor à bebida.Ingredientes: 1 dose de saquê, 30 ml de suco de limão, 50 ml de água, raspas de casta do limão, 3 folhas de hortelã, meio pepino e gelo a vontade.

Modo de Preparo: colocar no liquidificador o saquê, o pepino e a agua e deixar bater bem.

Colocar a mistura em um copo e adicionar as raspas da casca do limão, as folhas de hortelã e o gelo.Essa receita da uma porção de 200 ml e possui cerca de 280 calorias.

Mojito

Ingredientes: 1 dose de rum, 40 ml de suco de limão, folhas de hortelã, 100 ml de água com gás, gelo e adoçante a gosto.Modo de preparo: colocar os ingredientes no colo e misturar com uma colher.

O Mojito é uma bebida muito fácil de preparar e possui 250 calorias uma porção de 200 ml, além disso, é uma bebida deliciosa e muito refrescante.

Conheça os produtos da Cachaça de Sabor, são produtos feitos com carinho especialmente para você.

Agora você já sabe que cachaça engorda se utilizar ingredientes muito calóricos, e que tudo depende da quantidade (dosagem) das bebidas.

×