CachaçaCachaça Cura Gripe?

https://www.cachacadesabor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/pessoa-gripada.jpg

Será mesmo Verdade que a Cachaça cura a Gripe?

Alguns dizem que é um santo remédio, nesse artigo vamos descobrir se a cachaça pode ajudar nos sintomas da gripe, mas antes vamos entender um pouco de cachaça.

A cachaça é uma bebida alcoólica resultante do processo de fermentação e destilação do melaço da cana. Ela tem grande importância cultural, social e econômica para nós brasileiros.

A cachaça é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e é no Brasil que são produzidas.

O clima brasileiro é muito favorável à produção da cana de açúcar, que é a matéria prima para a produção de cachaça, o país tem capacidade de produzir 1,2 bilhões de litros por ano, segundo algumas pesquisas.

Muitas pessoas estrangeiras, ao vir visitar o Brasil, sempre deixam um espaço na mala para levar cachaça como lembrança a seus familiares, essas pessoas até encontram a bebida no seu país, mas em poucas opções de qualidade e com um preço muito alto.

É uma bebida tradicional brasileira, responsável por uma boa fatia do mercado de destilados do país, tendo um grande peso na balança comercial.

Além disso, é uma bebida que agrada o paladar de pessoa mais humilde, nos botecos mais modestos, como também nas classes mais altas e nos empórios mais refinados.

Agora vamos procurar entender se realmente Cachaça cura a gripe.

Cachaça é bom para Gripe? Mito ou verdade

Para entendermos melhor se Cachaça cura a gripe, se essa história é um mito ou uma verdade, precisamos entender como funciona a gripe.

Existem vários tipos de gripes, elas são causadas por vírus, na maioria das vezes o nome da gripe leva o nome do vírus que a causou, temos o exemplo da pandemia do coronavírus, o COVID-19.

O vírus da gripe geralmente tem um período de incubação que varia de 3 a 5 dias para se manifestar e aparecer os sintomas, sua reação no organismo pode ser assintomática ou sintomática, dependendo das condições de saúde da pessoa.

Os sintomas geralmente são: febre, tosse, dor muscular, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e cansaço.

Agora que falamos um pouco sobre a cachaça e a gripe podemos responder a pergunta se cachaça cura a gripe que está no título. Algumas pesquisas apontam que as bebidas alcoólicas possuem ação antioxidante.

Mas a cachaça Não cura a gripe, pois para curá-la ela teria que agir sobre o vírus, na verdade ela pode ajudar, mas no alivio dos sintomas da gripe.

Cachaça com Limão para combater a Gripe

A crença de que o álcool possui propriedades terapêuticas e pode curar a gripe já é bem antiga.

Os antepassados uniam vários tipos de ervas, alho, limão entre outros com destilados, a mistura era usada na medicina para aliviar os sintomas da gripe.

Como vimos a cachaça não cura a gripe, mas pode ajudar a combater seus sintomas principalmente se o seu uso for com limão pois limão é uma fruta que tem grande quantidade de vitamina C ajudando a reforçar as defesas do organismo para combater o vírus.

Cachaça com Mel e Limão

A união de cachaça com mel pode ajudar na recuperação da gripe por acelerar o metabolismo do corpo, mas a maioria dos médicos não aconselha o uso do álcool, pois ele causa a desidratação no organismo.

Mas existe um relato de um jovem inglês, diagnosticado com corona vírus e internado por duas semanas no hospital de Zhongnan, ele se recusou a tomar a medicação prescrita e afirma ter se livrado da doença por consumir whisky quente com mel e usava inalador para controlar a tosse.Já se ouviu dizer que a união de cachaça com mel fabricado pelas abelhas e canela em pau curtida é um santo remédio para quem está com gripe.

Receitas populares para aliviar nos sintomas da gripe

Tônico

Misturar açúcar com limão, gengibre, alho e cachaça forma um tônico para ajudar nos sintomas de gripe.

Preparo:

Descasque um pedaço do gengibre em raiz e corte em pedaços pequenos faça o mesmo com o alho, adicione 3 colheres de sopa de açúcar e coloque em uma caneca em fogo médio até derreter o açúcar e formar uma calda, acrescente 1 limão grande picado em 4 pedaços com 300 ml de água filtrada deixe ferver por 3 minutos.

Desligue o fogo e acrescente 20 ml de cachaça, espere esfriar um pouco e a mistura está pronta para ser consumida.

Xarope para a tosse

Se a gripe vier acompanhada de tosse você pode misturar mel, limão, whisky e gengibre.

Preparo:

Faça o suco de 1 limão grande, adicione 50 ml de água, raspas de gengibre e ferva em fogo alto, depois de levantar fervura, desligue o fogo, adicione 2 colheres de mel e 30 ml de whisky.

É importante consumir o xarope ainda quente. Não ultrapasse a quantidade de 30 ml de whisky pois caso contrario a reação no organismo pode ser pior no lugar de ajudar.Uma mistura alcoólica famosa que muitos dizem ser benéfica para quem está com gripe é o chá de Hot Toddy.

Chá de Hot Toddy

A mistura é semelhante a um quentão só que no lugar de vinho utiliza-se o whisky.

É preciso colocar também mel gengibre em pó, cravo da índia, canela em pau e chá verde (pode ser o de saquinho ou aquele que é vendido a granel).

Preparo:

Ferver 250 ml de água filtrada, acrescentar meia colher de chá de gengibre em pó, três cravos da índia, um pedaço de canela em pau, depois de levantar fervura adicione 2 saquinhos de chá verde, tampe e deixe a mistura em infusão por 3 minutos, acrescente 2 colheres de mel e 30 ml de whisky.

Procure tomar a bebida quente.É muito importante ter a consciência que o uso irresponsável do álcool, ainda mais quando está com a saúde debilitada, pode causar sérios danos ao organismo enfraquecendo ainda mais o sistema de imunidade.

Vale a pena reforçar que o uso de álcool é contra indicado junto ao uso de remédios.

Conheça a Cachaça de Sabor, são cachaças com tradição e qualidades mineiras. A cachaça cura a gripe atuando nos sintomas com o uso de outras ervas, use com moderação.

×