CachaçaO que é uma cachaça amburana?

https://www.cachacadesabor.com.br/wp-content/uploads/2021/07/cachaca-amburana_00004.jpg

Se você é um apreciador de cachaças, é fundamental que você conheça a cachaça amburana, uma bebida com sabor marcante e agradável.

Neste texto, vamos te mostrar o que vem a ser a cachaça amburana e o seu modo de produção, a fim de que você possa compreender bem todos os aspectos desse destilado.

Portanto, se você quer aumentar seu conhecimento sobre cachaças ou mesmo suas opções de boas bebidas para apreciar sozinho ou com amigos e familiares, este texto foi feito para você.

Sem mais demora, vamos ao que interessa. Boa leitura!

cachaça amburana

O que é cachaça amburana?

A amburana nada mais é do que a madeira utilizada nos barris para envelhecer a cachaça.

A amburana é uma das espécies de madeira que é mais usada no processo de maturação da cachaça.

Essa madeira é conhecida, também, pelo nome de cerejeira.

Geralmente, ela é encontrada na região nordeste, sudeste e centro-oeste do Brasil.

A cachaça que é envelhecida em barris de amburana é bem popular no país, sendo comercializada em larga escala.

O sabor da cachaça é bem característico, proporcionando um sabor suavemente adocicado.

Esse sabor se dá por conta do fundo floral que a madeira traz consigo, conferindo à bebida um aroma de baunilha.

Além disso, a amburana é responsável por diminuir a acidez da cachaça, bem como reduzir sua sensação alcoólica.

Desse modo, a cachaça traz a suavidade na medida certa.

Em relação à coloração, a cachaça amburana deixa a bebida com um tom amarelo dourado ou mesmo um âmbar cristalino, quando armazenada em tonéis com volume baixo depois de um ano.

Já no barril que suporta grande volume, a cachaça pode apresentar uma coloração amarelo-pálido.

Quanto aos sabores e aromas, é possível identificar sabor de baunilha, canela, cravo e outras especiarias.

O sabor vai depender do volume, do tempo de envelhecimento e se o tonel passou por tosta ou não.

Agora que você já sabe o que é cachaça amburana, é hora de se aprofundar no conhecimento sobre essa madeira utilizada para a fabricação de cachaça.

Afinal, a gente só sabe identificar se é uma boa cachaça se conhecer todo o processo de fabricação dela, incluindo a escolha da madeira utilizada para envelhecer a bebida.

Desse modo, fique por dentro de todos os detalhes da cachaça amburana.cachaça amburana

Algumas informações sobre a madeira amburana

Primeiramente, vale destacar que essa madeira é conhecida por outros nomes também, como imburana, cerejeira, amburana-de-cheiro, cumaru-do-ceará, cumaru-de-cheiro, entre outros.

Quanto à sua disponibilidade, a amburana é considerada como uma madeira com risco de extinção em um prazo curto de tempo.

O barril de amburana

Ao deixar a cachaça em um barril de madeira de amburana, a bebida adquire, de forma natural, as principais características da madeira, como sabores, aromas e cores.

O processo de maturação da cachaça em barris de madeira é uma tradição que atravessa séculos e muito popular quando se fala em bebidas alcoólicas.

O barril, principalmente o de amburana, serve para deixar a bebida com sabor e aroma característicos.

Vale destacar que, além da cachaça, o barril pode ser utilizado para envelhecer outras bebidas alcoólicas, como tequila, ou uísque, ou vinho, etc.

O barril de amburana pode ser encontrado nos mais variados tamanhos, de acordo com a demanda do produtor de cachaça.

Vale destacar que o barril de pequeno porte faz com que a cachaça adquira sabor, aroma e cor mais rapidamente.

Tais barris são fabricados de forma artesanal e seguindo, rigorosamente, todas as regras que regulam o manejo de madeiras.

Para quem se destina o barril de amburana?

O barril de amburana é destinado para os produtores de cachaça que desejam explorar os sabores e aromas encontrados nessa madeira brasileira.

Dessa forma, encontram na madeira amburana uma maneira de aprimorar a experiência sensorial por meio da destilação da cachaça nesses barris.

Vale destacar, ainda, que o barril de amburana não é destinado apenas aos produtores de grandes quantidades de cachaça.

Qualquer pessoa pode armazenar sua cachaça em um barril com essa madeira.

Como dito acima, o barril pode ser encontrado nos mais variados tamanhos.

Se você quer armazenar sua cachaça que tem em casa, um pequeno barril de amburana é uma boa opção, que vai deixar sua bebida com mais sabor e aroma.

Além disso, esse barril pode ser utilizado por um bartender, como forma de proporcionar uma experiência mais marcante para quem prova um coquetel com a cachaça envelhecida em um barril de amburana.

Qual o momento em que a cachaça é considerada envelhecida?

Para o adequado envelhecimento da cachaça, é necessário que, pelo menos, 50% do seu volume seja envelhecido por, no mínimo, 1 ano em barril de amburana.

É o tempo de envelhecimento em barris de madeira que vai definir o tipo de cachaça, ou seja, se ela é ouro, prata, premium ou reserva especial.

Apesar do enorme potencial da madeira amburana utilizada para maturar a cachaça, conferindo destaque a essa bebida tipicamente brasileira, é preciso considerar, por outro lado, um problema grave que atinge a produção de cachaça: o alto risco de extinção das madeiras principais utilizadas na produção da aguardente, entre elas, a amburana.

O que ocorre durante o envelhecimento da cachaça? 

Durante o envelhecimento, o álcool é capaz de extrair os compostos da madeira.

Além disso, o oxigênio que fica circulando pelos poros do barril colabora para o desenvolvimento de ésteres, ácidos e aldeídos, responsáveis por transformar a bebida.

Enquanto as outras bebidas destiladas são maturadas em barris de carvalho americano ou europeu, a cachaça se caracteriza pela possibilidade de ser envelhecida nas mais variadas espécies de madeiras brasileiras, entre elas, a amburana.

No entanto, é possível citar outras madeiras, como o jequitibá-branco, o jequitibá-rosa, o bálsamo, o ipê, a grápia, o jatobá, o ariribá, o freijó e a canela-sassafrás.

Cada uma dessas espécies de madeira é responsável por conferir autenticidade e identidade à cachaça nacional.

Com todas essas informações importantes, você pode se considerar um conhecedor da cachaça e de todos os aspectos que envolvem sua produção.

×